INFLUÊNCIA DA LUA NA AGRICULTURA

 

 

Além do sol, a Lua exerce bastante influência sobre o nosso planeta. Ela recebe a luz do sol e reflete sobre a terra emitindo energia, força de gravidade que atua sobre as plantas, animais água e terra.

 

FASES DA LUA

 

A Lua passa por quatro fases: Minguante, Nova, Crescente e Cheia. Cada fase dura sete dias.

 

LUA MINGUANTE

 

Nesta fase a força da lua é insignificante. A energia contida na terra tende a descer. Os mais antigos dizem "nesta fase da lua o que cresce da terra para fora mínguam, e o que cresce de fora para dentro vigóra (raízes).

Na prática, observando o comportamento das hortaliças, concluiu-se que nesta fase plantam-se raízes: cenoura, rabanete, beterraba, batata e outras. Isto porque a planta ao germinar, primeiro força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, raízes mais desenvolvidas.

Quanto a seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos.

Se plantarmos raízes na lua mais forte a planta vegeta muito, chegando algumas a não produzirem raízes.

Nota: Em todas as fases sempre é bom pegar o auge da Lua ( dois ou três dias após ter começado a fase) com exceção da minguante, que poderá pegar a partir do 5º dia, isto porque está minguando.

Batata doce e mandioca tem duas opções para o plantio:

  1. Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas.

  2. Colher as ramas ou as manivas para murchar, eles perdem as reservas (seivas) e ao plantar na Lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz.

 

LUA NOVA

 

Fase em que a Lua inicia a exercer influência sobre a Terra. A seiva (sangue da Planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase planta-se mais couve comum, cebolinha, espinafre, plantas medicinais e outras.

Nota: Planta-se mais para o aproveitamento de folhas: exceto verduras, folhosas que aglomeram as folhas, repolho, chicória, alface, couve chinesa e outras.

Época boa também para o plantio de árvores cujo objetivo é produzir madeira.

 

LUA CRESCENTE

 

Fase em que a Lua exerce muito boa influência sobre as plantas. Nesta fase a seiva esta presente em maior quantidade no caule, nos ramos e folhas.

Excelente fase para plantar tomate, pimentão, berinjela, feijão-vagem, pepino, abóbora, milho, arroz e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.

 

LUA CHEIA

 

Fase en que a influência sobre a Terra alcança o ponto máximo, mas só nos primeiros dias, porque depois sofre o efeito da Lua minguante.

No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface entre outras (além das hortaliças, esta fase é ótima para o plantio de flores e folhas).

 

É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa das plantas (ramos e folhas)

 

NOTAS IMPORTANTES:

 

  • Para seguir a fase Lunar deve-se partir desde o semeio ao plantio, pois é nos primeiros dias de vida da planta que a Lua exerce maior influência.

  • Para colher frutos a melhor fase é a Lua Cheia.

  • Colher milho, arroz e outros para armazenamento, são melhor na Lua Minguante, pois resiste mais ao ataque de caruncho, gorgulho e etc.

  • Os insetos se manifestam mais nas Luas mais fortes.

 

Um convite para produzir mais

FERTILIZANTE FOLIAR

 

SULMAX INDUSTRIAL AGRÍCOLA LTDA 

 Rua Brito Peixoto,221 - B. Por do Sol - Gravataí -  RS - CEP: 94100-300 

 Fones: (51) 99982-6612 / 99982-6633 - CNPJ: (MF) 72.537.640/0001-46

sulmax@proverdefoliar.com

  • Facebook Basic Black